• mudas frutiferas

    Viveiro de Mudas Floresta
    Arvores de cedro Rosa, arvores frutíferas e mudas nativas, temos mudas de vários tamanhos em lata ou vaso plástico. Lembrado também que temos outra grande variedade de palmeiras: Palmeira Imperial, Palmeira Fênix, Palmeira Jerivá, Palmeira Triangular, Palmeira Areca Bambu, Palmeira Real, Palmeira Leque

Floresta Mudas

Entre em contato

(014) 3441 3501
florestamudas@gmail.com

Mudas nativas cedro rosa
Arvores de Cedro Rosa

mudas nativas cedro rosa

CEDRO ROSA

cedro-cheiroso (Cedrela odorata), também conhecido pelos nomes vulgares de acaju, cedro-fêmea, cedro-rosa, cedro-espanhol, cedro-vermelho e cedro-mogno é uma árvore da família das meliáceas, com uma ampla distribuição natural, ocorrendo do México a Argentina. no Brasil ocorre na Floresta Atlântica, na Amazônia e mesmo na Caatinga. Chega a atingir 30 m de altura. As suas folhas são compostas. As flores são amarelo-pálidas. Os frutos são capsulares. A madeira caracteriza-se pelo seu cerne vermelho e é muito utilizada e apreciada na produção de mobília. É utilizada na produção de óleo essencial utilizado em perfumaria.

Em virtude de sua madeira de excelente qualidade, o cedro está ameaçado de extinção resultante da exploração excessiva.

O cedro brasileiro não deve ser confundido com o cedro do Líbano, o qual é uma Gimnosperma do gênero Cedrus. Provavelmente, Cedrela odorata recebeu o mesmo que o cedro (Cedrus) devido à boa qualidade da sua madeira e ao odor característico desta, semelhante ao do cedro-do-líbano

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cedro-cheiroso


Ocorrência em todo o país, principalmente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.
Outros nomes cedro rosa, cedro vermelho, cedro branco, cedro batata, cedro amarelo, cedro cetim, cedro da várzea, cedro-fofo, acaiá, acaju, cedrinho, cedro-roxo.
Características árvore de grande porte, com altura de 20 a 25 m e tronco com 60 a 90 cm de diâmetro. Tronco reto revestido de casca grossa, parda acinzentada, rugosa e profundamente sulcada. Folhas compostas de 60 a 100 cm de comprimento, paripinadas, de 10 a 15 pares de folíolos sem pecíolo, oval-lanceolados, cobertos de pêlos finos e curtos e com nervura central saliente na face inferior de 8 a 14 cm. Flores brancas.  Fruto cápsula oblonga, pendente, lenhosa, pardo-escura, com lenticelas salientes, de 4- 11 cm de comprimento, que se abre em 5 partes  quando seco.  Sementes aladas, castanho-claras, numerosas e achatadas. Resiste a geadas fracas e derruba totalmente as folhas no inverno. Um Kg contém 21.000 unidades.
Habitat - floresta estacional semidecidual, floresta pluvial atlântica e eventualmente também em cerradões.
Propagação sementes
Madeira coloração variável desde amarela-clara até rósea ou vermelha, com poucas listras, leve a moderadamente pesada, macia ao corte, notavelmente durável em ambiente seco e aromática. Quando enterrada ou submersa apodrece rapidamente. O alburno é branco ou rosado distinto do cerne.

cedro
Utilidade madeira tem alto valor comercial, sendo empregada principalmente na construção civil e marcenaria. Usada na confecção de móveis finos, compensados, contraplacados, esculturas, molduras, instrumentos musicais; na construção civil como forros e esquadrias e na construção de lanchas, botes e canoas e aeronáutica. Apresenta potencial como ornamental e em reflorestamentos, desde que em plantios mistos, pois é atualmente suscetível ao ataque de broca do ponteiro, Hypsipyla grandella.
A árvore é largamente empregada no paisagismo de parques, grandes jardins e recomendada para a arborização de praças públicas.
Também pode ser utilizada na arborização de ruas. Não deve faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas para preservação e para a restauração das matas ciliares em locais com ausência de inundação. As folhas novas desta espécie podem servem de alimento para o bugio (Alouatta fusca).
Florescimento agosto e setembro
Frutificação julho a agosto
Cuidados - nunca deve ser plantada em agrupamentos homogêneos devido ao ataque da broca

http://www.vivaterra.org.br/arvores_nativas.htm#cedro